CINESIOLOGIA E CINESIOTERAPIA DO QUADRIL

ESSA PUBLICAÇÃO É DIVIDIDA EM DUAS PARTES. ESSA É A SEGUNDA, QUE ABORDARÁ
OS TRATAMENTOS FISIOTERAPÊUTICOS DESSA ARTICULAÇÃO.


Bursite trocantérica: A dor é sentida na porção lateral do quadril e possivelmente desce pela lateral da coxa até o joelho.

Controle da inflamação  (AINE) e promoção da cicatrização.

CAUSAS DA BURSITE TROCANTÉRICA
over use (estresse repetitivo)
QUEDAS




















DISCREPÂNCIA DOS MMII





artrite reumatóide (inflamação das articulações)




operação de quadril








obesidade

FISIOTERAPIA
Alongamento do Glúteo Médio


Alongamento dos Ísquio-Tibiais 
Elevação com a Perna Estendida
Deitar-se na maca fazendo flexao de tronco com apoio dos cotovelos. Extender e elevar a perna lesionada ate onde puder com a perna sã em leve flexao mantem por 5 s por 3series de 10 x

Agachamento na Parede com Bola
Encostar o dorso das costas e cabeça na parede com flexao de quadril e joelhos a 90° com uma bola media entre os joelhos e agachar ao mesmo tempo que aperta a bola manter por 20x de 10s.

Extensão do Quadril de Bruços
Elevar a perna lesionada por 10 segundos por 10 repetições (10x de 10s).

Para desenvolver controle e fortalecer os músculos abdutores do quadril (Glúteo médio e mínino e tensor de fáscia lata).

§Abdução em decúbito lateral
ØFazer o paciente flexionar a perna de baixo para que se equilibre e então levantar a perna de cima em abdução, mantendo o quadril neutro para rotação e com leve extensão.

Abdução em pé- Faça o paciente, enquanto estiver em pé sobre uma perna, trazer o outro membro inferior para o lado, instrui-lo a manter o tronco ereto, em alinhamento neutro, e não deixar o quadril que está abduzindo flexionar ou rodar.
  

Para desenvolver controle e fortalecer a extensão do quadril (musculo glúteo máximo)


§Levantamento da perna com tronco inclinado para frente.       
Ø   Paciente em pé ao lado da maca e o tronco flexionado e apoiado sobre a maca, faze-lo estender alternadamente um quadril depois o outro. Isso é feito com o joelho flexionado para treinar o músculo glúteo máximo enquanto os isquiotibiais ficam relaxados.

Para desenvolver controle e fortalecer a adução do quadril

ØEm pé
Fazer o paciente aduzir a perna de apoio. Acrescentar pesos ao tornozelo para proporcionar resistência ou prender uma resistência elástica.

Exercício com apoio de peso em cadeia fechada
  Elevação de quadril/queda da pelve

 Posicionar o paciente com uma perna sobre um degrau de 5 a 10 cm e pedir que alternadamente abaixe e levante a pelve no lado contrario á perna de apoio. Isso desenvolve controle nos músculos abdutores da perna de apoio e nos elevadores do quadril do lado sem apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário