Definição de Fisioterapia e Áreas de Atuação


É uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas, na atenção básica, média complexidade e alta complexidade. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patológica de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.


Fisioterapeuta
Profissional de Saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Fisioterapêutico), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.
Atividade de saúde, regulamentada pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94.
Áreas de atuação

 Fisioterapia Clínica

. Ambulatórios

. Consultórios

. Centros de Reabilitação

. Hospitais e clínica

Saúde Coletiva

. Ações Básicas de Saúde

. Fisioterapia do Trabalho

. Programas institucionais

. Vigilância Sanitária

Educação
. Direção e coordenação de cursos

. Docência - níveis: secundário e superior

. Extensão

. Pesquisa

. Supervisão técnica e administrativa


Outras
. Esporte
. Indústria de equipamentos de uso fisioterapêutico

Nenhum comentário:

Postar um comentário